Blog da Passo a Passo 2: 2015-06-07

sábado, 13 de junho de 2015

Dica para o final de semana


Para quem vai passar o final de semana no Rio, uma ótima dica é o espaço Minilabo que está no evento Village Jockey e fica até o dia 21 de junho, sempre a partir das 11h.

As crianças terão contato com brincadeiras tradicionais, como amarelinha e bolhas de sabão. Nada de eletrônicos! A atração mais bacana é o laboratório maluco, com experiências incríveis que deixam todos de cabelo em pé! Nesta sábado (13) ainda rola uma festa junina, com comidas e brincadeiras típicas. Os ingressos estão à venda a partir de R$ 25.

Tudo a ver com o nosso primeiro post. Amamos a ideia e iremos conferir. 

terça-feira, 9 de junho de 2015

Criança x tecnologia



Com o mundo cada vez mais tecnológico, nossas crianças são “bombardeadas” por eletrônicos o tempo todo e desde cedo já tem uma gama enorme de coisas à sua disposição. Mas será que elas sabem brincar?

Brincar com os filhos demanda tempo, paciência e uma entrega por parte do adulto, o que muitas vezes ele não tem. É mais fácil deixar a criança vidrada numa telinha sem “dar trabalho”, do que sentar no chão e brincar. Bagunça menos a casa deixá-la vendo televisão do que construindo castelos com encaixes. Tem menos chance dela se machucar jogando no computador do que subindo em uma árvore. É menos penoso dar o ipad para se acalmar de uma birra do que conversar.
Antigamente, uma criança frequentar uma aula de informática desde cedo seria um diferencial para o seu futuro e era! Quem dominava determinadas tecnologias saía na frente. Mas agora o processo é inverso, é necessário ensinar a olhar para o lado, afinal só se conquista a inteligência emocional através do contato com o outro, da troca de conhecimento e afeto. Isso é o difícil, usar o computador é moleza!

É brincando que se aprende regras, se aprende a dividir, a esperar a vez, a perder, a se superar, a cair, a levantar e tantas outras vivências fundamentais para um crescimento saudável. Então faça com seu filho guerra de cosquinha, tome um banho de chuva, chame atenção para a paisagem, crie brinquedos, invente brincadeiras, mostre como se joga baralho botão e pião, coma uma fruta do pé, almocem juntos, mostre a beleza de um céu estrelado. Enfim, divirta-se com seu filho isso é o melhor que você pode dar para ele. Afinal ano que vem um novo iphone será lançado, não é mesmo?


Isabela Janiszewski – Diretora do Núcleo de Educação Infantil Passo a Passo - Gávea