Blog da Passo a Passo 2: 2015-08-02

terça-feira, 4 de agosto de 2015

SHANTALA: muito mais do que uma massagem, um ato de amor





Chegar em casa depois de um dia esgotante do trabalho e encontrar aquele rostinho sorridente e eufórico pela presença da mamãe ou do papai, é algo mágico. É o momento de apertar a tecla "off" dos problemas e curtir ao máximo o seu bebê. É a hora da alegria, da brincadeira, do prazer do reencontro. Passada a euforia deste momento, como relaxar o bebê e conduzi-lo para a sua rotina do final do dia? A Shantala pode ser um grande aliado. 

Considerada uma massagem milenar de origem indiana, a Shantala leva este nome em homenagem a uma mãe paraplégica que foi flagrada pelo médico francês Frédérick Leboyer, numa calçada da Índia, em meio a um ambiente hostil, massageando seu bebê. A cena o sensibilizou tanto que ele pediu para fotografá-la e filmá-la durante vários dias, buscando captar a profundidade e o amor nos mais variados movimentos que aquela mãe, de nome Shantala, dedicava ao filho. Na Índia, trata-se de uma prática que não tem nome específico, pois faz parte da rotina dos cuidados com os bebês.

Além de acalmar e estimular o bebê na sua consciência corporal, os benefícios da Shantala vão além da ciência, e foi justamente este sentido mais profundo de vínculo mãe-filho/pai-filho que encantou Leboyer. 


A Shantala é um momento de intensa interação que aprofunda a relação com o bebê, uma excelente oportunidade para os pais aproximarem-se do bebê e transmitir amor e carinho através do toque das mãos. Use sem moderação!


Abraços,
Isabela