Blog da Passo a Passo 2: 2015-09-27

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Um olhar diferente para a cidade



Sabe aqueles projetos que nos surpreendem e vão além dos objetivos inicialmente propostos? Aqueles que, na medida que vão acontecendo, vão crescendo e ganhando novas formas e novas motivações? Que os ganhos secundários transcendem as possibilidades iniciais e passam a compor algo maior, com uma dimensão que vai além de qualquer expectativa inicial?

Inicialmente, a proposta do projeto Rio 450 anos aqui na Passo a Passo 2 era explorar a cidade, seus bairros, pontos turísticos, obras de arte e personalidades. Mas durante o Projeto, que vem sendo desenvolvido desde o início do ano, os alunos tiveram, junto com seus pais, ganhos que foram além do conhecimento: a valorização do espaço onde vivem e estreitamento dos laços familiares.


Pois é, nós partimos do micro e chegamos ao macro, em ambos os sentidos! O projeto partiu do espaço próximo à criança e foi se estendendo para o universo maior da cidade. Neste percurso, o envolvimento das crianças e das famílias foi tamanho que mudaram hábitos familiares e aproximaram pais e filhos. As crianças ficaram tão encantadas em descobrir, progressivamente, o “universo” da sua cidade que não se contentaram em ficar restritas às visitas planejadas pela escola: curiosas em conhecer lugares novos, mobilizaram os pais e partiram para novas explorações, criando momentos de passeio e lazer em locais inusitados e pouco explorados anteriormente, reforçando os vínculos familiares, criando momentos únicos de trocas afetivas e valorização da cidade onde vivem. Isto não é incrível?