Blog da Passo a Passo 2: 2016-02-28

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Como foi seu dia?


E aí, como foi seu dia?

Pais atentos e presentes participam da vida das crianças constantemente. E quando ficam um tempo distantes, o reencontro sempre é um gostoso momento de troca e de aprendizado.

Mas a pergunta mais praticada pelos pais ao reencontrar a criança depois de um dia distante gera respostas vagas. Questionamentos do tipo “Como foi seu dia?” ou “Como foi na Escola?” ou ainda “Seu dia foi bom?” são muito amplos para a criança, que ainda não possui maturidade para organizar uma síntese de tanta coisa que aconteceu e responder de forma genérica. Para este tipo de pergunta, as respostas mais prováveis serão: “Foi legal!” ou “Foi bom!”, e não irão muito além disso. E isso deixará os pais frustrados porque a intenção é ter uma conversa longa, cheia de detalhes e de informações.

Uma maneira eficaz de ouvir a criança é fazendo perguntas específicas, que a estimulem a “rebobinar” a memória e reconhecer momentos distintos e suas nuances. Esta conduta, além de trazer mais informações acerca das experiências dos pequenos e acompanhá-los no dia-a-dia, ajuda-os a desenvolver as diferentes áreas da memória ligadas aos sentidos e às emoções.

Perguntas do tipo “Com quem você brincou?”, “Qual foi o lanche de hoje?”, “Qual foi a hora mais engraçada do dia?”, “Sentou perto de quem?”, “Teve algum momento triste?”, “Qual a atividade que você mais gostou?”, “Qual foi a história que a professora contou?”, “O que você aprendeu hoje?”, “Qual foi o momento mais divertido?”, “Você ajudou alguém hoje?” – entre tantas outras similares – levam a criança a buscar respostas mais detalhadas e completas. E são excelentes oportunidades de troca entre pais e filhos. 

E trocar significa dar e receber. É importante que os pais também contem sobre o seu dia para os filhos, criando momentos de intimidade, cumplicidade e confiança mútuos, fundamentais para fortalecer os vínculos afetivos com os pequenos. E neste bate-papo vai se construindo hábitos saudáveis de diálogo que se estenderão para o resto da vida!

Andrea Bellingall e Isabela Janiszewski.