Blog da Passo a Passo 2: 2016-05-29

segunda-feira, 30 de maio de 2016

O dom de saber esperar - Ensine seus filhos a serem pacientes!



Você sabe esperar? Ser paciente e esperar pela hora certa é uma qualidade que ajuda na resolução de problemas e tarefas do dia a dia, além de um aprendizado que deve ser passado de pai para filho.

A paciência precisa ser ensinada e aplicada na educação infantil para que as crianças cresçam entendendo que nem todos os seus pedidos podem ser atendidos imediatamente, e a importância de esperar a vez.

Quando a criança entende que deve esperar a vez de falar, de almoçar, de brincar, de ganhar um presente ou de passear, ela saberá a sua vez e seu lugar no mundo. Quando crescer, será mais educado, um adolescente mais compreensivo, um profissional melhor preparado, um ser humano melhor.

Vivemos hoje a era da velocidade da informação, onde tudo está disponível em um clique, há um segundo, no mesmo instante. Com isso, exercitar a paciência se tornou um exercício diário. Temos pressa, estamos sempre atrasados, com muitos compromissos, e acabamos inserindo as crianças nesse contexto. Sem perceber estamos transformando nossos filhos em crianças inquietas, que querem tudo na hora, pra ontem, e em futuros adultos ansiosos, impacientes, que buscam caminhos alternativos para conseguir o que querem com rapidez.

A pré-escola e a educação infantil são muito importantes na vida das crianças pois ajudam a mostrar com clareza os limites, regras, a rotina, e também a saber esperar. Mas dentro de casa também podemos ser exemplo para nossos filhos e ensiná-los com nossas atitudes a ser pacientes!

Separamos algumas dicas que podem ajudar a exercitar a paciência junto com as crianças, em casa. Confira!

-  Seja um exemplo. Exercite a paciência e exerça essa virtude na sua vida em família e na sua vida social. Filhos precisam de limites, mas também de amor.

-  Envolva seus filhos. Inclua as crianças em atividades rotineiras da casa, como compras no supermercado ou ida à lavanderia, para que entendam que temos horários para todas as atividades.

-  Crie hábitos. Ensine seus filhos a esperar até que todos acabem a refeição antes de sair da mesa. Ou mesmo que todos acabem de jantar para comer a sobremesa.

-  Estabeleça prazos. Dê o brinquedo desejado em datas especiais para que a criança saiba esperar, e ajude-o a contar os dias, marcando no calendário, para conquistar o que deseja.

- Não dê atenção para birras. Quando não puder atender suas solicitações explique o motivo, e separe um tempo para dar atenção às crianças depois. Ensine a importância de dizer “com licença” e “por favor”, e não interromper conversas.


-  Ensine a lidar com frustrações. Tentar fazer a criança feliz o tempo todo, pode torná-la infeliz no futuro. Ensine que não se pode ter tudo na hora que deseja.

Andrea Bellingal e Isabela Janiszewsk