Blog da Passo a Passo 2: 2017-02-26

sexta-feira, 3 de março de 2017

Como criar uma rotina para dormir com as crianças



É muito comum a gente ouvir de pais - “meu filho dorme muito tarde, meu filho dorme mal, essa criança não tem hora para dormir”. E, com certeza, você já ouviu da escola ou do pediatra sobre como é importante que a criança mantenha uma rotina antes de ir dormir.

Uma pesquisa realizada pela revista científica Pedriatrics reforça, mais uma vez, os benefícios de manter os horários das crianças à noite, pois, crianças sem rotina para dormir podem apresentar mais problemas de comportamento, com o aumento de hiperatividade e ansiedade no futuro.

Os pesquisadores britânicos analisaram a rotina de sono de mais de 10 mil crianças entre 3 e 7 anos, e perceberam que ter horários irregulares para dormir afeta o relógio biológico, e consequentemente, o funcionamento do corpo. E logo, isso vai acarretar no humor, no apetite, e a longo prazo em notas mais baixas, problemas emocionais, entre outros.


Porém, se seu filho ainda não tem uma rotina para dormir, não se desespere. Você poderá criar uma a partir de agora, mesmo sem nunca ter feito. Pode ser que seja difícil no início, mas com o tempo e a repetição diária, ele vai acabar se acostumando.
Aqui na Passo a Passo 2, a maioria das crianças até 3 anos aproximadamente, segue uma rotina diária de sono após o almoço. Alguns pais se perguntam: " Como aqui o meu filho dorme sozinho, sem chorar, sem reclamar, sem fazer manha e em casa o cenário é outro?" Exatamente pela criação de hábito e rotina que fazemos com nossos alunos - e eles aceitam, gostam e se sentem seguros. 

Nossa sugestão é que duas horas antes de ir para a cama, as atividades dos pequenos sejam mais tranquilas, diminua o ritmo da casa. Um banho morno e um pijaminha já vão indicar que a hora do sono está chegando.  É hora de deixar a tv, o tablet, o smartphone e o videogame de lado, porque são aparelhos que estimulam o cérebro a funcionar. 

Hora de colocá-lo para dormir. Ofereça um pouco de leite, ou amamente os menores. Com a criança já deitada na cama, conte uma história, ou coloque uma música calminha. E quando já estiver quase dormindo, dê um beijinho de boa noite e deixe-o adormecer sozinho.


É super normal que seu filho demore para se adaptar. Mas você persista na mudança e logo ele irá se acostumar. Bons sonhos zzzzzzzzz

Andrea Bellingall e Isabela Janiszewski